CULTURA: Música, GASTRONOMIA e Linguagem
CULTURA
CULTURA é tudo aquilo que, no decorrer da vida, formal ou informalmente, o ser humano incorpora ao seu acervo intelectual, seja proveniente da família ou da sociedade.
Ao vivenciar a CULTURA (gastronomia, música, linguagem, conhecimento, arte, crença, lei, moral, valores, costumes e hábitos, símbolos, aptidões, etc), com maior ou menor intensidade, o homem produz suas próprias manifestações.
GASTRONOMIA
Do mosaico cultural, pinçarei a GASTRONOMIA com a humilde pretensão de expor algumas manifestações pessoais.
Sem olvidar da MÚSICA, combinação de som e silêncio que nos faz levitar em quinta dimensão e da LINGUAGEM (escrita, falada e gestual), a qual nos possibilita a comunicação e nos leva à sociabilização, sendo exemplo essa nossa interação sociocultural.
A GASTRONOMIA, símbolo de identidade e meio de interação e integração social, será apresentada com receitas personalizadas e pessoais do Compositor ESMERALDINO.
CEVICHE A ESMERALDINO
CEVICHE é um prato típico da cozinha peruana.
Para mim, ele simboliza a alma da gastronomia daquele País.
CEVICHE
Assim como a Porta do Sol (Intipunku), entrada oficial de Machu Picchu e, por conseguinte, da vasta e rica CULTURA inca (gastronomia, música, escrita, arte, arquitetura, religião, matemática, política, etc), o CEVICHE é a porta de entrada para a gastronomia peruana.
A gastronomia peruana é referência internacional, um irrecusável convite à experimentação. São ingredientes e receitas milenares, que exalam e expressam um mundo de sabores, cores e cheiros.
O CEVICHE pode ser servido como entrada, como salada ou como prato principal.
Para mim, a harmonização etílica perfeita é com o PISCO SOUR.
Tanto o CEVICHE quanto o PISCO SOUR são ícones da tradição peruana.
Amo aquele País, sua gente educada e hospitaleira e sua riquíssima gastronomia e cultura geral.

RABADA A ESMERALDINO
A RABADA tem origem europeia, muito apreciada em Portugal e na França.
No Brasil, é um prato típico da Região Sudeste, hoje servido em diversos restaurantes.
Para mim, é uma iguaria e um dos pratos mais saborosos, mesmo que alguns a coloquem na chamada “baixa gastronomia”.
Todas as entregas são realizadas de forma digital via download de arquivo. O comprador tem até 72 horas após a compra para baixar o arquivo.

GUACAMARÃO A ESMERALDINO
O GUACAMARÃO a ESMERALDINO é uma inovação gastronômica do típico GUACAMOLE da saborosíssima gastronomia mexicana.
GUACAMOLE
O GUACAMOLE é prato típico da saborosíssima culinária mexicana. Pode ser servido com vários pratos, como salada ou, simplesmente, como prato principal.
Quase sempre é acompanhado do pico-de-gallo (tomate e cebola em cubinhos, cebolinha e coentro verde, sumo de limão e azeite de oliva – pode ser colocado grãos de milho cozido e doce. Por ficar parecido com comida para galinhas, daí o nome bico de galo) e nata azeda (creme de leite). É uma espécie de purê de abacate com temperos.
O GUACAMOLE é herança da cultura asteca. Foi o deus Quetzalcóatl que ensinou ao povo Tolteca a forma de se fazer o GUACAMOLE. Com a colonização, os espanhóis levaram a receita à Europa. Foi servido pela primeira vez no Brasil no final do século XVII.
De origem indígena Nahuatl (asteca ou mexicano), o GUACAMOLE ou "Ahuacatlmolli", tem o significado de abacate (ahuacatl) e molho (molli).
O México é líder mundial na produção de abacate e a cidade de Uruapan, Michoacan é a maior região produtora naquele País.
